VÍDEO: Vorcaro diz ter conversado com Ibaneis 'em algumas poucas oportunidades' sobre compra do Banco Master pelo BRB
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Vorcaro diz ter conversado com Ibaneis 'em poucas oportunidades' sobre compra do Master
O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, afirmou em acareação conduzida no fim de dezembro pela Polícia Federal que conversou diretamente com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre a tentativa de compra do Master pelo Banco de Brasília (BRB).
Vídeos com trechos da acareação foram publicados nesta quinta-feira (29) pelo portal "Poder 360". O conteúdo dessa declaração já tinha sido publicado na semana passada pelo blog da Andréia Sadi no g1.
Em um dos trechos do depoimento, Vorcaro é questionado pela delegada da PF Janaina Palazzo sobre suas "relações políticas".
Janaina Palazzo: O senhor conversou com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sobre a proposta de aquisição do Banco Master pelo BRB, anunciada em 28 de março de 2025?
Daniel Vorcaro: Conversei em algumas poucas oportunidades, sim.
Janaina: Em caso afirmativo, quantas vezes o senhor encontrou ou conversou com o governador Ibaneis Rocha entre janeiro de 2024 e novembro de 2025? Peço que indique datas aproximadas, locais e assuntos tratados. O governador foi até sua casa, aqui em Brasília?
Vorcaro: Já foi à minha casa, se eu não me engano uma vez. E eu já fui à casa dele. A gente se encontrou poucas vezes. Conversas institucionais, todas na presença também da... [interrompe]
Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) (esquerda), e dono do Banco Master, Daniel Vorcaro (direita)
Renato Alves/Agência Brasília e Banco Master/Divulgação
Janaina: Quais os outros políticos, deputados, senadores que o senhor costumava convidar para ir até sua casa?
Vorcaro: Aí, a pergunta... eu tenho amigos de todos os Poderes, não consigo nominar aqui individualmente quem que frequentava a minha casa. Também não vejo qual relação com o caso.
Ainda nesse trecho do depoimento, Vorcaro diz que não conversou com outros políticos sobre a aquisição do Master pelo BRB – apenas com Ibaneis e com "autoridades do Banco Central".
O executivo do Master também afirma à delegada que não pediu a intervenção de nenhuma autoridade junto ao Banco Central em favor do banco.
LEIA TAMBÉM:
Em acareação, Vorcaro e ex-presidente do BRB se contradizem sobre origem dos papéis vendidos pelo Master
'Entrei mudo e saí calado', disse Ibaneis
Na última semana, quando o conteúdo do depoimento de Vorcaro foi revelado, Ibaneis já tinha comentado o teor das declarações.
O governador do DF confirmou que se encontrou com Daniel Vorcaro, mas negou que tenha tratado da venda do banco Master ao BRB.
"Em momento algum nas quatro vezes que o encontrei tratei de assuntos relacionados ao BRB/Master. Entrei mudo e saí calado. O único erro meu foi ter confiado demais no Paulo Henrique [Costa]", disse Ibaneis naquele momento.
Ainda de acordo com Ibaneis, "tudo era conduzido pelo Paulo Henrique [Costa]", ex-presidente do BRB demitido do cargo após o Ministério Público e a Polícia Federal deflagrarem uma operação que investiga possíveis fraudes nas duas instituições financeiras.
O BRB injetou R$ 16,7 bilhões no Banco Master entre 2024 e 2025 — e o Ministério Público vê indícios de gestão fraudulenta nessas transferências.
À época, Ibaneis minimizou a operação Compliance Zero e defendeu o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa. Para o governador, os erros do ex-presidente do BRB foram "excesso de confiança" – relembre no vídeo:
Ibaneis defende ex-presidente do BRB e diz que erros foram 'excesso de confiança'
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.