Superlotação, assédio e tempo de espera: passageiros fazem queixas sobre ônibus em pesquisa do Tribunal de Contas do DF

  • 16/04/2025
(Foto: Reprodução)
Usuários do transporte público podem participar do levantamento por formulário on-line até 28 de abril. TCDF apresentou resultado preliminar nesta quarta-feira (16). Passageiros na rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Agência Brasília Uma pesquisa do Tribunal de Contas do Distrito Federal avalia o nível de satisfação dos usuários dos ônibus. Resultados preliminares divulgados nesta quarta-feira (16) mostram, por exemplo, que os passageiros reclamam da superlotação e elogiam a retirada de pagamento em dinheiro. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. As respostas obtidas com as 1 mil pessoas que já responderam a pesquisa revelam que: 37% das mulheres já foram vítimas de assédio ou abuso dentro dos ônibus; os piores aspectos avaliados são superlotação, falta de informações nos pontos sobre linhas e horários e tempo de espera pelo ônibus; o melhor aspecto avaliado é a retirada da forma de pagamento em dinheiro. 🚌 É possível participar respondendo um formulário on-line. A pesquisa faz parte de uma auditoria do tribunal, que começou na semana passada e vai até 28 de abril. Segundo o presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel de Andrade, os resultados serão utilizados para identificar problemas e orientar as fiscalizações do tribunal, além de auxiliar a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) na melhoria dos serviços. O TCDF diz que o resultado também traz as seguintes prioridades de melhorias: superlotação; tempo de espera pelo ônibus; pontualidade (saída no horário programado); tempo de duração da viagem; ventilação e temperatura no ônibus. Segundo Índio Rabelo, da Secretaria de Auditoria da Corte, os números obtidos até o momento destacam a necessidade de um equilíbrio entre o número de ônibus e passageiros. 👉 O governo do DF repassou mais de R$ 1 bilhão para as empresas de transporte em 2024, quando mais de 300 milhões de passageiros usaram os ônibus da capital, segundo o TCDF. Participe da pesquisa Segundo David Araújo, diretor da 3° divisão de auditoria do TCDF, os passageiros levam cerca de 3 minutos para responder a pesquisa, que tem 17 perguntas objetivas. São avaliados temas como: ⌚ pontualidade; 🚨 segurança; 🦽 acessibilidade; 🧹 limpeza; 👥 lotação; 💬 qualidade do atendimento. 👉 O questionário não trata do metrô, ônibus do Entorno e transporte rural. O link para acessar a pesquisa também está disponível em meios digitais nos ônibus e em cartazes espalhados pelos terminais do DF. Ibaneis anuncia gratuidade de ônibus e metrô aos domingos e feriados no DF LEIA TAMBÉM: FERIADO DE PÁSCOA: DF tem linhas especiais e transporte público de graça VANDALISMO: Adolescentes colocam patinete elétrico em cima de parada de ônibus e publicam nas redes sociais Leia outras notícias da região no g1 DF.

FONTE: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/04/16/superlotacao-assedio-e-tempo-de-espera-passageiros-fazem-queixas-sobre-onibus-em-pesquisa-do-tribunal-de-contas-do-df.ghtml


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