Nó no trânsito do DF: motoristas e passageiros enfrentam engarrafamento antes e durante jogo do Brasil
25/06/2026
(Foto: Reprodução) Trânsito no DF antes do jogo do Brasil nesta quarta-feira (24)
Quem estava ansioso para torcer pela Seleção Brasileira nesta quarta-feira (24), na última partida pela fase de grupos da Copa do Mundo 2026, precisou ter paciência ao enfrentar o trânsito no Distrito Federal. Teve quem ficou preso no engarrafamento, inclusive, durante a disputa.
O nó no trânsito foi registrado pelas câmeras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por exemplo, na EPTG, EPNB, EPIA, no Pistão Norte – em Taguatinga – e na entrada de Águas Claras (veja vídeo acima).
Engarrafamento no Eixão Sul, em Brasília
TV Globo/Reprodução
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Volta para casa
Motorista fica preso no trânsito antes do jogo do Brasil no DF
No Eixão Sul, por volta das 17h, um motorista que estava indo para Valparaíso de Goiás disse que o aplicativo de GPS estava apontando que o trajeto demoraria cerca de 1h40. A reportagem da TV Globo demorou cerca de 2h para chegar em Samambaia.
Outro motorista saiu do Plano Piloto às 16h e chegou no Gama às 19h30, quase ao fim do primeiro tempo da partida contra a Escócia.
Quem depende de ônibus e do metrô reclamou da superlotação e longas esperas. "Foi informado que haveria reforço no transporte público, mas, na prática, isso não aconteceu de forma suficiente", disse uma usuária.
🔎 De acordo com o GDF, ônibus circulariam com viagens extras em dias de jogo da Seleção Brasileira. Além disso, o expediente das repartições públicas do DF terminam três horas antes do início da partida.
O que diz a Secretaria de Transporte e Mobilidade
"A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) esclarece que programou o reforço dos ônibus para aumentar a oferta de mais viagens do Plano Piloto para as regiões administrativas do DF, com objetivo de facilitar o deslocamento dos passageiros antes do jogo da Seleção Brasileira. Todas as operadoras disponibilizaram os veículos extras para realizar as viagens conforme determinado.
No entanto, houve uma grande movimentação de veículos particulares por toda a cidade, o que provocou diversos engarrafamentos na maioria das vias do Distrito Federal devido ao encerramento do expediente nas repartições públicas, bem como o fechamento de grande parte do comércio às 16 horas. Essas movimentações sobrecarregaram o trânsito e isso provocou o reflexo imediato no transporte público coletivo, dificultando a chegada dos ônibus nos terminais e pontos de parada.
A Semob-DF lamenta os transtornos ocorridos e reafirma seu compromisso com a mobilidade da população. Para a próxima partida da Seleção, na segunda-feira (29), a Secretaria trabalha no ajuste da operação. O objetivo é garantir que o reforço da frota supere os desafios do trânsito, assegurando que os torcedores e os trabalhadores cheguem aos seus destinos com pontualidade e segurança."
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.