Anderson Torres desiste de novos recursos e quer 'colaborar com atividades administrativas' na Papudinha, onde está preso
03/12/2025
(Foto: Reprodução) Anderson Torres durante segundo dia de interrogatórios no núcleo crucial da trama golpista na Primeira Turma do STF
Evaristo Sá/AFP
A defesa do ex-ministro Anderson Torres afirmou nesta quarta-feira (3) que o político desistiu de apresentar novos recursos contra a condenação no inquérito da trama golpista.
No último dia 25, Torres e outros réus do inquérito do golpe começaram a cumprir as penas de prisão determinadas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Torres está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar do DF – prédio no Complexo Penitenciário da Papuda conhecido como "Papudinha".
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Ainda de acordo com os advogados, Anderson Torres "já manifestou sua disposição em colaborar com as atividades administrativas do prédio".
"Do mesmo modo, utilizará esse período para atividades de aprimoramento pessoal e profissional", diz a nota assinada pelo advogado Eumar Novacki.
Demissão da Polícia Federal
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assinou nesta quarta-feira (3) portarias que desconstituem o vínculo de Alexandre Ramagem e Anderson Torres com a Polícia Federal. O efeito prático das portarias é a demissão de ambos.
As portarias serão publicadas no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (4).
As medidas atendem a determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou Ramagem e Torres por tentativa de golpe e ordenou a perda dos cargos dos dois na PF.
Condenação
A Primeira Turma do STF condenou Anderson Torres a 24 anos de prisão. Para os ministros, Torres participou de articulações golpistas e colaborou com a organização criminosa.
Em sua casa, a PF apreendeu a minuta de um decreto de estado de defesa, que segundo a PGR seria prova da conspiração.
Ex-ministro da Justiça, Anderson Torres vai cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda
CAMAROTE DE LUXO: GDF gasta quase R$ 1 milhão com camarote de luxo para 300 pessoas no Autódromo de Brasília
ATOS GOLPISTAS: Dino acompanha Moraes e STF tem 2 votos a 0 para condenar integrantes da ex-cúpula da PM do DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.